5 de janeiro de 2018

JIDDU KRISHNAMURTI

Um dos personagens mais impressionantes no mundo espiritualista, o escritor e conferencista Jiddu Krishnamurti, destacado membro da Sociedade Teosófica e figura central da Ordem da Estrela do Oriente, promoveu a urgência de uma revolução espiritual individual, dando ênfase à impossibilidade de tal revolução ser realizada por agentes externos, tal como as formas religiosas, as opções políticas e as mudanças sociais.
Krishnamurti nasceu no ano de 1895, uma época em que a Índia era colônia britânica. Ainda em sua adolescência, seu pai, oficial aposentado da administração imperial, levou a família para morar em Adyar, próximo à sede da Sociedade Teosófica. Seu potencial filosófico e espiritual foi descoberto pelo teósofo clarividente Charles Webster Leadbeater, o que o levou a ser criado sob a tutela deste Mestre e de Annie Besant.
Através de suas faculdades clarividentes, Leadbeater foi capaz de perceber que a aura do jovem Krishnamurti não possuía qualquer traço de egoísmo, o que o fez declarar que o rapaz seria um grande orador e professor espiritual. Krishnamurti foi acolhido pelas lideranças da Sociedade Teosófica, e passou a ser preparado para servir como veículo para o futuro Instrutor do Mundo.
Logo, o adolescente de 14 anos foi levado à Europa para completar sua educação. Ali enfrentou alguns problemas com o cumprimento das tarefas escolares. Mesmo assim, dentro de um período de seis meses, foi capaz de ler e escrever em inglês com grande competência. Estes fatos apenas atestam o contraste entre sua inteligência livre e as estruturas mentais rígidas da educação formal.
Com o objetivo de preparar a humanidade para a vinda do Instrutor do Mundo, uma nova organização chamada Ordem da Estrela do Oriente foi criada em 1911 pelas lideranças da Sociedade Teosófica. Krishnamurti foi apontado como seu líder e passou a ser submetido à uma rigorosa disciplina física, intelectual e espiritual.
Após várias tentativas de ingresso no meio acadêmico, Krishnamurti finalmente desistiu da educação universitária. Sua preferência se dirigia ao aprendizado de línguas, à leitura de partes do Antigo Testamento e ao estudo de clássicos da literatura ocidental, em especial Friedrich Nietzsche. O enriquecimento cultural era acompanhado por lições sobre a espiritualidade e a teosofia, além de uma rotina exigente de práticas de meditação yoga.
Em 1922, Krishnamurti e seu irmão Nityananda foram viver em Ojai, Califórnia, Estados Unidos da América. Foi ali que Krishnamurti viveu eventos de extrema importância para sua vida espiritual. Pela primeira vez os dois irmãos estavam livres da vigilância de seus tutores, e passaram seu tempo vivendo em meio à natureza, convivendo com amigos e praticando a contemplação espiritual.
Durante este período Krishnamurti conheceu Rosalind Williams, quem viria a ser importante colaboradora de seu trabalho. Também em Ojai, viveu uma experiência espiritual transformadora, mais tarde conhecida como O Processo. Ao longo de um período de três dias sentiu dores por todo o corpo e passou por eventuais desmaios. No entanto, seu despertar interior foi intensificado de tal maneira que a partir de então Krishnamurti jamais foi o mesmo.
As transformações íntimas e espirituais experimentadas por Krishnamurti o levaram a um distanciamento da velha forma como entregava seus ensinamentos. Pouco a pouco substituiu a linguagem teosófica por uma nova terminologia, novos conceitos e novas ideias que, se em nada contradiziam a Doutrina Secreta, apresentavam aos indivíduos uma proposta de revolução íntima, independente de organizações espiritualistas e doutrinas religiosas.
O ponto de convergência destas mudanças foi a dissolução da Ordem da Estrela do Oriente em 1929. Tal postura atraiu diversas e severas críticas à Krishnamurti por parte inclusive daqueles que costumavam acompanhá-lo. Mesmo assim, seguiu ainda por mais de cinco décadas divulgando os ensinamentos revolucionários cada vez mais refinados, que estimulavam os indivíduos a uma busca independente e comprometida pela realização íntima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...