29 de agosto de 2012

Praticar o perdão...



(...) O único propósito do Curso é para praticar o perdão, esta é a experiência ao qual o Curso se dirige... Ele fala sobre pegar sua compreensão, como seja, e usá-la para aplicar o perdão e assim ele estará usando para o que ele foi feito... Não o tipo de perdão que faz com que seja real. O Curso mesmo diz: “O perdão não separa os pecados, fazendo-os reais.”  Ele vê que não existiu nenhum pecado e nesta visão, todos os pecados são perdoados.

É verdade, porque você perdoa, não porque eles fizeram algo, mas porque eles não fizeram nada realmente, e você quem os criou, em primeiro lugar.
Quando praticamos este tipo de perdão, nossos pecados são perdoados.

Sei que é complicado acreditar, mas existem razões da mente, das quais não conseguiremos nos livrar, mesmo que quiséssemos... Porém, se fizermos o que vamos praticar aqui (não colocado ainda), tem que funcionar. Eu costumava pensar; “Serei a única pessoa para quem isto não funciona.” Mas, não é verdade. Se você fizer isto, tem que dar certo.

Existe uma regra que não está escrita, por isso temos um livro de Exercícios, porque demanda trabalho. Isso pede uma certa disciplina de nossa parte. Mas, não é impossível pois, de fato, o Curso menciona que nossa parte é relativamente pequena. E que a parte do Espírito Santo (ES) é grande.

Certamente isto é uma ideia perturbadora para o ego. Mas, o Curso diz: “A sua total responsabilidade é aceitar a Expiação (plano de correção do ES) para si mesmo."
Podemos pensar na Expiação como sendo o jogo final, como um gol, em unidade com Deus; como sendo a jogada final. E, o Curso diz: “O meio para a Expiação é o perdão.”

Uma ideia mais definida para isto:

Se o perdão é o meio para a Expiação, quando você pensa a respeito, como pode chegar ao final, sem utilizar os meios? Não seria possível. Eu conheço muitos que querem pular para o final. Eles não querem fazer o trabalho intermediário, necessário  para chegar lá. Mas, dá um pouco de trabalho.

Nós realmente pensamos que vamos alcançar o mesmo nível de maestria como Buda ou Jesus, só com um pouquinho de prática?
Jesus disse no Curso: “Até eu tive que estar vigilante, somente para o Reino de Deus.” Se até Jesus teve que fazer, trabalhar nisso, talvez eu tenha que fazer o mesmo. (risos)

Isso não significa que durante o caminho você vai ser perfeito, não vai errar, que não vai ser humano. Lógico que vai.
Como meus professores explicaram no O Desaparecimento do Universo (DU), que sempre estamos saindo da rota, como um avião a jato, que tem um sistema de navegação que está sempre corrigindo sua rota.

É exatamente isto que o ES faz para nós. Estamos sempre saindo da rota e o ES nos coloca novamente no caminho. Fazendo isso, o avião chegará ao seu destino em segurança, e nós também.

Todos nós vamos chegar lá. Todos vamos ao mesmo lugar. Ninguém vai ficar para trás. Mas não vão existir corpos quando chegarem lá. Vão estar lá com o Espírito Perfeito, que não é diferente de Deus.

“Não existe resposta, somente a experiência. Busque somente isso, e não permita que a teologia o atrase.” (UCEM)  

A Verdadeira Resposta a todas as nossas perguntas, não virá a nós em forma de palavras. A Verdadeira Resposta, a todas nossas perguntas mais difíceis, virá a nós como uma experiência. Uma experiência do que Realmente Somos, e onde realmente estamos.

Esta é a única coisa que nos fará felizes. Porque as palavras não podem fazer isto. A teologia não vai fazer isto. Minhas (J) palavras não o farão.São apenas símbolos dos símbolos, duplamente removidas da realidade. 

O que fará você feliz, pleno, total e completo é uma experiência da Realidade. 
(...)

(Parte de texto do Seminário O Amor não esqueceu ninguém de Gary Renard) 
_____________

Cuide bem de você...
www.cuidebemdevoce.com

Um comentário:

  1. Lena

    Te amo no amor incondicional sem interesse de qqr espécie.

    Abçs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...